O gerente de unidade de saúde, profissional cujas atribuições foram incluídas na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) de 2017, teve credenciamento liberado pelo Ministério da Saúde. Esse profissional tem o papel de garantir o planejamento em saúde, a gestão e organização do processo de trabalho, coordenação das ações no território e integração da Unidade de Saúde da Família (USF) com outros serviços.
O vereador Alyson Wagner (PSD) falou a respeito disso e deu entrada em um requerimento para que o município possa receber o recurso para que as unidades básicas tenham os seus gerentes.
Indagou que hoje as unidades básicas de saúde do município elas funcionam sem esse gerente, apesar que isso já conste na lei do SUS em várias portarias que é necessário esse gerente para que possa estar administrando as unidades, afirmou que o recurso é uma verba carimbada e chegará nas contas do município onde o mesmo poderá contar com esses gerentes tendo em vista que hoje essas funções elas são assumidas pelos enfermeiros das unidades, que já tem várias atribuições e ainda tem que lidar com a questão do gerenciamento das unidades.
Informações: https://aps.saude.gov.br/noticia/5454
Comentarios